A forma como você apresenta as informações do seu negócio diz muito sobre o seu produto ou serviço. Dentro deste tema, quero abordar dois conceitos que gosto muito, um deles é a identidade visual e outro é a marca. Então vamos apresentar as definições de cada um deles para ficar mais claro o nosso papo.
Identidade visual como o próprio nome sugere é um conjunto de elementos visuais, que pode ser núcleos, tipografia, estrias, texturas, desenhos, um tipo de layout único, ou um estilo de apresentação das informações da sua empresa em que seja possível identificar- la de forma rápida e objetiva. Vamos dar alguns exemplos para deixar ainda mais fácil. Imagine um anúncio de um banco com as cores laranja e azul, com fotos de pessoas felizes e de bem com a vida (fotos levemente alaranjadas), com textos escritos em branco ou amarelo. Consegue-me dizer que banco é esse? Para a maioria de vocês ficou fácil de identificar o Itaú — percebem o termoidentificador? — existe uma série de elementos visuais na comunicação de uma marca que torna única, facilmente identificável entre os concorrentes e principalmente por seus clientes.
Agora que ficou mais claro o que é uma identidade visual, vamos falar do conceito de marca. Gosto da definição do Soares que diz experiências: “Alfred é a marca uma deixa na sua” — seguindo por esse racional, uma empresa vende produtos e serviços, e essa negociação entre cliente e empresa que fica momentos, lembranças, uma empresa vende produtos e serviços são primários pelo seu cérebro principalmente os sentimentos. Logo, se você teve uma ótima experiência com uma marca, o sentimento gravado será agradável, e o inverso verdadeiro. Portanto, se àquilo que identificamos por uma marca é decorrente além de uma experiência, uma marca não é só a sua identidade visual ou seu logotipo, é o atendimento ou o produto recebido, o serviço prestado, a embalagem que foi entregue, o problema que foi resolvido, o momento em que foi útil em sua vida, a atenção a marca se comunica nos detalhes, muitas vezes nem a repercussão, a superação de fatores que isso e diversos outros fatores colaboram para uma de marca que a torna única. Inclusive que você não precisa ser cliente para ter sentimento por uma marca, muitas pessoas gostariam de ter um smartphone de geração por diferenças distintas, que pode ser o desejo simples, performance, status, pertencimento entre outros fatores, que em resumo são sentimentos que a marca desperta em nós.
Agora que temos uma noção do que é cada conceito, podemos entender onde eles se encontram e qual a necessidade de conexão.
Vou usar o mesmo exemplo que falei para um amigo. Essa meu amigo é fanático por um tempo de futebol que ele acompanha há mais de 40 anos, conhece grande parte da história, dos feitos e dos principais ídolos do clube. Perguntei a ele quanto valeria uma camisa oficial autografada pelo maior ídolo do clube que foi utilizada na final do campeonato que conquistou o sonhado título internacional. Ele me falou uma cifra exorbitante. Em seguida, quanto custaria a mesma camisa, mas sem autógrafos vendidos no mercado paralelo, a resposta foi, não muito. Daí entram os valores e conceitos de marca e identidade. Perguntei como ele imagina receber e guardar a camisa tão importante do título? Ele fez sem perceber um briefing de embalagem incrível, imaginando receber em uma caixa especial com elementos do clube, de preferência com algum certificado da originalidade da camisa, dentro de uma sacola do clube, talvez algum cartão contando a história daquela partida, e talvez receber esse objeto tão especial em uma cerimônia especial. Esse é um projeto de marca, de experiência e identidade visual que ele sem ter os conhecimentos específicos das áreas de marketing, publicidade e design pode me falar.
Esse é apenas um exemplo onde os conceitos de marca e identidade visual se encontram, na verdade, quando bem trabalhados, não se separam.
Espero que tenha gostado do conteúdo e também que deixe seus pontos de vista a respeito do assunto.
Um forte abraço d’O Cara da Marca.